O Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Grande repudia o descaso da empresa Atacadão S.A. com a saúde dos seus trabalhadores. Após recebermos denúncias de funcionários, fomos ao local e constatamos que– de maneira desumana e irresponsável, a direção do Atacadão, controlado pelo Grupo Carrefour, estava mantendo seus empregados expostos ao calor excessivo. O sistema de ar-condicionado central é obrigatório para o supermercado oferecer conforto térmico aos colaboradores e clientes.
Na quinta-feira (6), nossa direção sindical, ao constatar in loco a grave irregularidade, conversou com a gerência sobre o descumprimento da legislação federal que trata do assunto. A gerência se limitou a sugerir “que o sindicato se dirigisse à diretoria de assuntos sindicais da empresa”, atitude de desrespeito total com seus empregados.
Nossa diretoria fez a aferição da temperatura ambiente no interior do estabelecimento, que era praticamente a mesma da rua. As imagens feitas dentro e fora do Atacadão atestam a desumanidade da empresa, o que afeta também os clientes. Apenas alguns poucos ventiladores (inadequados) foram vistos, sem qualquer efeito para beneficiar as pessoas em sofrimento. Trabalhadores passavam mal durante as jornadas. Nem mesmo o refeitório do Atacadão S.A estava com o sistema de ar-condicionado ligado.
Relembramos que o calor excessivo no ambiente afeta seriamente a saúde do trabalhador, podendo inclusive ser fatal. A Norma Regulamentadora (NR 17) do Ministério do Trabalho, que visa à saúde e segurança do trabalhador, está sendo pisoteada pela empresa. O inciso XXII do Art. 7º da Constituição Federal também determina que o empregador deva zelar pela saúde e integridade física do trabalhador.
Parece claro que a empresa mantém o sistema desligado para economizar energia, à custa do sofrimento de aproximadamente 180 trabalhadores, além dos próprios clientes. Com tal atitude, a empresa também exerce concorrência desleal, na medida em que engorda sua margem de lucro.
Seguiremos atuando no sentido de garantir o cumprimento das medidas que amparam o trabalhador comerciário
Rio Grande, 07.03.2025.
A Direção
Confira imagens do local


